segunda-feira, 11 de abril de 2011

Seres (IR)Racionais!

Somos racionais?
Sim somos! Uma espécie racional de ser, que preza pelo cuidado com o próximo...morto que encontraremos pela frente. 
"Nossa, precisamos acabar com essa violência!"
Claro que só tomamos tal atitude depois de mais um desses animais serem encontrados mortos por ai. E quando digo animal, não falo sobre o delinqüente que cometeu tal atrocidade, mas sim de outros da nossa espécie que, sem mais nem menos, surgem mortos nas esquinas da vida. 
Me torno indignado ao ver pessoas do poder defendendo o desarmamento logo após ocorrerem atos grandiosos de bandidos minúsculos contra animais inocentes!
Me pego pensativo em relação a denominação que nós mesmos nos demos ao longo do tempo.
Será que somos mesmo racionais?
Defendemos nossa família e nosso território por extinto, igualmente fazem os animais ditos irracionais por nós. Isso não é uma teoria, mas sim uma constatação.
Enquanto os seres irracionais, lutam entre si por sobrevivência, por defesa própria, apenas usando unhas, garras e dentes, nós, racionais, passamos a um nível maior, ao invés das nossas presas, nossos punhos, passamos a nos utilizar de armas!
Então me pergunto, que racionalidade é essa que temos?
Se temos o dom da palavra, se temos o dom de nos entendermos, mesmo quando a língua e a cultura são tão distintas, porque as guerras? Na verdade, a pergunta é, para que guerrear?
Espaço? Poder? Ganância?
Já repararam que todas as brigas que temos são por coisas que nós mesmos inventamos e que nós mesmos temos o poder de "desinventá-las"?
Dinheiro? Território? Poder? Fama? Ganância!
Se vocês tem orgulho em estufar o peito e dizer que não são gananciosos, olhem para as suas vidas, o que vocês querem delas, e verão que no fundo, todos somos.
A diferença está apenas na forma de utilização dessa gana por algum objetivo.
Por favor queridos amigos, olhem ao redor de vocês mesmos, sejamos racionais, quantas pessoas você já se deu o trabalho de ajudar sem pedir nada em troca?
Aliás, quantas pessoas você já ajudou?
Ou você é mais uma das muitas pessoas que se senta na frente da televisão e apenas observa algum ato hostil e se revolta?
Muito fácil criticar sem participar. E não me venha com aquela história de que não há como participar. Sabemos, na nossa totalidade, falar e expressar de qualquer forma o que sentimos e não precisamos ser letrados para tal.
Se passarmos a nos expressar, a nos indignar, todos, creio que muitas coisas poderão mudar!
Para quem crê em religião, um só homem não foi capaz de, em suas andanças, mudar a cabeça de muitos? Me explica então como muitos de nós não seríamos capazes de mudar muita coisa também?
Por fim, fica o questionamento, até onde vai a tal razão que sempre insistimos em dizer que temos mais do que os outros seres? Até onde somos racionais?
Pois na minha cabeça já surge outra dúvida.
Até quando seremos os mais irracionais dos seres?
Evoluamos! 

3 comentários:

  1. Hey Flávio, tem selinhos pra ti no meu blog ;)

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que é pior de tudo?

    É que depois essa história vai "esfriar", a mídia vai perder o interesse.. e não vai mais se falar nisso.. até acontecer alguma outra violência..

    Puxa vida.. como podemos ser racionais e ser tão irracionais?

    =/


    Ótimo texto... reflexivo.. maravilhoso!

    =)

    BJuuu ;*

    Tânia'

    ResponderExcluir

PAPOS E SUPAPOS

Mi Papos y Su papos!

Popular Posts